Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Abolição da Escravatura
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== Contexto Histórico da Escravidão em Itajubá == A presença de africanos em Itajubá antecede a fundação da cidade. Já no século XVIII, existiu no município o [[Quilombo da Berta]], um local onde se refugiavam escravos fugidos de senzalas do sul de Minas e do norte de São Paulo. O bairro Berta (ou Aberta) no sul do atual município de Itajubá, junto à Serra do Pouso Frio e à Pedra Vermelha, era parte dessa área. O arraial das Anhumas, próximo à Berta, existia desde 1810 e pode ter sido iniciado no século XVIII por escravos fugidos homiziados na Berta. A população escrava em Itajubá cresceu significativamente ao longo do século XIX: * 1825: 1.000 (estimativa) * 1835: 1.712 * 1848: 2.104 * 1860: 2.982 * 1868: 3.021 * 1872: 4.275 * 1876: 4.496 Os livros de batizados de escravos no arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade registravam os nomes dos senhores de Itajubá que possuíam escravos, incluindo o [[Padre Lourenço da Costa Moreira]], o fundador da cidade.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)