Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Ginásio de Itajubá
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== História == O Ginásio de Itajubá foi fundado em 1903 por [[Dr. Belarmino de Menezes]]. As aulas tiveram início em '''11 de março de 1903'''. A ideia de fundar um estabelecimento de ensino secundário na cidade foi discutida em uma reunião pública realizada no [[Clube Literário e Recreativo Itajubense]] em 19 de junho de 1904, convocada por cidadãos como [[João Carneiro Santiago Júnior]], [[Luís Rennó]], [[Miguel Archanjo de Sousa Vianna]], [[José Manso Pereira Cabral]] e [[Frederico Schumann]]. O colégio foi oficialmente equiparado ao Ginásio Nacional em 10 de setembro de 1906. Dr. Belarmino de Menezes, seu primeiro diretor, faleceu em 11 de dezembro de 1906. O Ginásio teria desaparecido após sua morte se não fosse pelos esforços de [[D. Amélia Braga]], [[Cap. Luís Dias Pereira]], [[José Joaquim da Silva]], [[Theodomiro Carneiro Santiago]], e [[Dr. Olinto Carneiro Vilela]]. Outros diretores e professores que passaram pelo Ginásio incluíram [[Theodomiro Carneiro Santiago]] (que sucedeu Dr. Belarmino e dirigiu novamente mais tarde), Cícero Pinto, Virgílio Salomon, José Rennó Pereira, João Carneiro Santiago Sobrinho, Abílio Noronha. Houve também diretores militares como Tenente João Rodrigues de Matos, Tenente J. Novaes e Aspirante Alberto Masson Jacques, além do Professor [[Pedro Bernardo Guimarães]]. O Ginásio visava oferecer ensino secundário, com destaque para os cursos preparatórios para o ingresso no ensino superior, como no [[Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá]] (atual UNIFEI). A instituição atraía um grande número de alunos, inclusive de diversas outras cidades, e chegou a ser elogiada como "Um Ginásio Modelo" em um jornal de Belo Horizonte em 1911. No Ginásio, foi criado o "Grêmio Joaquim Nabuco" pelo Professor [[Pedro Bernardo Guimarães]] em 1911. Os alunos do antigo Ginásio de Itajubá são mencionados como os que iniciaram a prática organizada do futebol na cidade no início do século XX.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)