Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Padre Lourenço da Costa Moreira
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
= A Fundação da Nova Itajubá (Boa Vista do Sapucaí) = Ao chegar à primitiva Itajubá (Delfim Moreira), o Padre Lourenço não gostou do lugar. Achou-o frio, de difícil acesso, com topografia desfavorável e sem progresso após 116 anos de fundação. Havia poucas ruas tortuosas e pouquíssimos moradores, com falta de comércio. Ele chegou a classificar a velha sede paroquial como uma "sepultura dos vivos". Em 19 de março de 1819, o Padre Lourenço chegou à colina do Ibitira, ao sopé do rio Sapucaí. Gostando do lugar, celebrou a primeira missa ali em um tosco altar de paus. Este ato é considerado a fundação da nova Itajubá. Embora não houvesse um arraial pré-existente no local, havia fazendas de primeiros posseiros e sesmeiros. Os pioneiros da agropecuária manifestaram satisfação e colaboraram para a construção da aldeia. A colina onde a primeira missa foi celebrada pertencia a Francisco Alves, proprietário da Fazenda do Centro, que a doou à Igreja. O Padre Lourenço construiu uma pequena capela de pau-a-pique, que foi o núcleo do primeiro templo. Em 1822, o Bispo D. Mateus de Abreu Pereira concedeu ao Padre Lourenço a licença para benzer a capela e o cemitério do então povoado da Boa Vista do Sapucaí.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)