Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Dr. Aureliano Moreira Magalhães
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== Contribuições para Itajubá == Dr. Aureliano Moreira Magalhães desempenhou um papel central no desenvolvimento de Itajubá, especialmente nos seguintes aspectos: * '''Fundação da Imprensa Itajubense:''' É considerado o '''pioneiro do jornalismo em Itajubá''' e seu "Gutenberg itajubense". Em 1872, adquiriu uma tipografia antiga de Jesuíno Pereira Baião em Baependi, que foi transportada para Itajubá em carro de bois. Ele a instalou em um prédio na Rua Cel. Francisco Brás (antiga Rua Duque de Caxias) e, com a ajuda de Jesuíno Baião, que iniciou os trabalhos e ensinou o ofício, fundou o primeiro jornal da cidade, "[[O Itajubá]]". O primeiro número saiu em '''12 de maio de 1872'''. O jornal, apelidado de "Pica-pau", teve uma duração notável de aproximadamente 18 anos. * '''Abolicionismo:''' Através de "[[O Itajubá]]", Dr. Aureliano '''combateu ardentemente a escravidão'''. O jornal registrava e incentivava as alforrias e celebrou a abolição em outros municípios. A edição de 20 de maio de 1888 dedicou a primeira página à Lei Áurea e aos abolicionistas, incluindo a [[Câmara Municipal de Itajubá]]. * '''Melhorias Urbanas e Serviços:''' Como vereador, defendeu a ideia da iluminação pública e sugeriu a requisição de sementes de café Maragogipe ao Ministro da Agricultura para ensaio no município. Participou de comissões municipais, como a relacionada à instalação de uma linha telefônica e à possibilidade de abertura do antigo cemitério sem riscos à saúde pública. * '''Cultura e Educação:''' Foi fundador da [[União Auxiliadora do Teatro]]. Foi um dos fundadores e doadores da [[Biblioteca Machado de Assis]], que foi doada à Municipalidade em 1884. Foi inspetor do Círculo Literário em 1882. * '''Maçonaria:''' Foi Venerável da Loja Maçônica "Deus e Humanidade" em Itajubá e ajudou em sua fundação em 1874, presidindo cerimônias de iniciação.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)