Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Quilombo da Berta
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== População e Origens == A Berta serviu como um valhacouto (refúgio) onde se homiziavam escravos fugidos das senzalas e lavouras de diversas localidades do Sul de Minas e do norte de São Paulo. Entre as regiões de origem estavam Campanha, Baependi, Soledade de Itagybá (hoje Delfim Moreira), Espírito Santo dos Cumquibus (Cristina), Jaguari (atual Camanducaia), Aiuruoca, São Gonçalo, Bom Jesus do Mandu (Pouso Alegre), São José do Picu (Itamonte), Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Pouso Alto, e até localidades mais distantes. Eles buscavam escapar dos rigores da chibata, do tronco e do trabalho forçado. O número de homens e mulheres escondidos no quilombo é desconhecido, os documentos só indicam que eram "muitos".
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)