Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
História Geral de Itajubá
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
= Marcos do Final do Século XIX = * '''Visita Imperial:''' Em 2 de dezembro de 1868, Itajubá recebeu a [[visita da Princesa Isabel]] e seu esposo, o Conde d'Eu, que permaneceram na cidade por dois dias. * '''Imprensa Pioneira:''' Em 12 de maio de 1872, circulou o primeiro número do primeiro jornal da cidade, "[[O Itajubá]]", fundado pelo [[Dr. Aureliano Moreira Magalhães]]. A tipografia foi adquirida em Baependi e trazida em carro de bois. * '''Criação da Comarca:''' Em 15 de julho de 1872, foi criada a Comarca de Itajubá pela Lei nº 1.867. Antes disso, Itajubá pertencia à Comarca de Jaguari (Camanducaia). O primeiro Juiz de Direito da Comarca foi [[Adolfo Augusto Olinto]]. O Judiciário Itajubense funcionou provisoriamente em diversos locais, dividindo espaço com a [[Câmara Municipal]], antes da construção do edifício do [[Fórum]], iniciada em 1910. * '''[[Abolição da Escravatura]]''': Em 11 de março de 1888, dois meses antes da Lei Áurea, o município de Itajubá libertou todos os seus escravos. Esse acontecimento foi solenizado em praça pública e levou o abolicionista José do Patrocínio a chamar Itajubá de "Cidade Luz". * '''Chegada da Estrada de Ferro:''' Em 25 de setembro de 1891, foi oficialmente inaugurada a [[Estrada de Ferro]] na cidade. * '''Registro Civil:''' Desde 1º de janeiro de 1889, o Registro Civil em Itajubá encontra-se em pleno funcionamento, contribuindo para a trajetória da cidade.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)