Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Abolição da Escravatura
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== Legado Pós-Abolição == Apesar da abolição, a questão da indenização aos antigos proprietários de escravos persistiu. Em 1890, o Ministro da Fazenda Rui Barbosa, com apoio da Confederação Abolicionista, ordenou a queima de documentos relacionados à escravidão para evitar que servissem de base legal para indenizações, medida que teve continuidade com seu sucessor. O "Livro da Liberdade", criado pela Câmara Municipal de Itajubá para registrar os nomes dos abolicionistas, serve como um documento histórico deste período. Uma figura que representa a longevidade do impacto da escravidão foi [[Maria do Carmo Jerônimo]], considerada a '''última escrava do Brasil''', que faleceu em Itajubá em 14 de junho de 1999, aos 129 anos.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)