Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
História Geral de Itajubá
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
= Desenvolvimento e Figuras Notáveis = O final do século XIX e o início do século XX viram Itajubá desenvolver infraestrutura urbana e instituições fundamentais. A vida cultural era ativa, com eventos no [[Clube Itajubense]]. O primeiro teatro, [[Teatro Santa Cecília]], foi inaugurado em 1872. O primeiro cinema, [[Bijou-Salon]], foi inaugurado em 1911. A cidade também recebeu influência de negros que se refugiaram na região e de famílias portuguesas e italianas. Itajubá é a terra natal ou está associada a figuras proeminentes. [[Wenceslau Braz Pereira Gomes]], nascido em São Caetano da Vargem Grande (hoje Brasópolis), então distrito de Itajubá, tomou posse como Presidente da República em 1914, impulsionando o destaque da cidade. [[Pedro Bernardo Guimarães]] (1884-1948), engenheiro geógrafo, redator da "[[Gazeta de Itajubá]]", deputado estadual, professor e autor da obra "O Município de Itajubá" (1915), é considerado o primeiro historiador de Itajubá. [[José Armelim Bernardo Guimarães]] (1915-2004), projetista mecânico, professor, colaborador de jornais, presidente da [[Academia Itajubense de Letras]] e membro da [[Academia de História]], é autor da obra "História de Itajubá". Suas pesquisas são fundamentais para o estudo da história local. A cidade também passou por perdas territoriais com a emancipação de distritos como São Caetano da Vargem Grande (Brasópolis) em 1901, Delfim Moreira em 1938, e mais tarde Wenceslau Braz e Piranguçu. Itajubá é um marco histórico do período inicial da fase de industrialização em Minas Gerais e no país, destacando-se a [[Fábrica de Tecidos Codorna]] como uma das primeiras fábricas a utilizar energia elétrica na produção de tecidos.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)