Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Rio Sapucaí
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== Fundação da Nova Itajubá == A história da atual cidade de Itajubá está intrinsecamente ligada ao Rio Sapucaí. A primitiva povoação de Itajubá (hoje Delfim Moreira), fundada por Miguel Garcia Velho em 1703, ficava em um local de difícil acesso e pouco favorável ao progresso. Em '''1819''', o então vigário de Soledade de Itajubá, [[Padre Lourenço da Costa Moreira]], considerou a primitiva sede paroquial como uma "sepultura dos vivos" e decidiu transferir a freguesia para um local mais propício. Na noite de 17 de março de 1819, Padre Lourenço reuniu os fiéis que o seguiriam. Na manhã seguinte, a caravana rumou para as margens do Rio Sapucaí. Chegaram à confluência dos rios Santo Antônio e Sapucaí, onde prepararam balsas para descer o rio. Ao amanhecer do dia '''19 de março de 1819''', desembarcaram no alto do '''Morro Ibitira''' (nome indígena para o outeiro), onde o Padre Lourenço celebrou a primeira missa, fundando o povoado que seria a nova Itajubá. Inicialmente, o povoado foi denominado '''Boa Vista do Sapucaí''', ou Capela Nova da Boa Vista, ou Capela Nova de Itajubá, ou Itajubá Novo. O nome "Itajubá" só foi oficialmente transferido para o novo povoado anos mais tarde. O local da primeira missa, no outeiro, é onde hoje se encontra a [[Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade]].
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)