Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Rio Sapucaí
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== Navegação == O Rio Sapucaí foi um importante meio de transporte na região. Antes da chegada da estrada de ferro, as mercadorias chegavam por meio de "barcas (movidas a varejão ou zinga)", que exigiam grande esforço humano para subir o rio contra a correnteza. O ancoradouro primitivo ficava entre os términos das atuais Ruas Flamíneo Miranda e Tomás Aldano, e um '''novo porto foi construído posteriormente, mais próximo às casas comerciais. O antigo porto passou a ser conhecido como [[Porto Velho]], dando nome ao bairro ali desenvolvido. A navegação a vapor pelo rio foi autorizada por lei provincial em 1893. O '''primeiro barco a vapor''', o "Guapy", chegou a Itajubá pela estrada de ferro em 1892 e foi lançado ao rio. Posteriormente, outros barcos a vapor chegaram, e esses serviços existiam ainda em 1912. No entanto, as barcas a varejão foram desaparecendo. Nos velhos tempos, o Sapucaí possuía maior volume de água devido às florestas ribeirinhas, o que facilitava a navegação. Atualmente, devido à devastação das matas e à retificação do leito, o rio se tornou raso, inviabilizando a navegação até mesmo das menores barcas.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)