Abrir menu principal
Início
Aleatório
Entrar
Configurações
Sobre História de Itajubá - Wiki
Termo de responsabilidade
História de Itajubá - Enciclopédia Digital
Pesquisar
Editando
Rio Sapucaí
(seção)
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== Enchentes e Retificação == O Rio Sapucaí era conhecido por suas '''grandes e desastrosas inundações''' em Itajubá. As cheias, especialmente em dezembro, janeiro e fevereiro, causavam desabamentos, grandes prejuízos e vitimavam pessoas, invadindo o centro da cidade e diversos bairros ribeirinhos como Pinheirinho, Avenida, Boa Vista, Porto Velho, Pacatito, Cantina, e Varginha. A necessidade de "retificar o curso do rio" para pôr fim às enchentes foi discutida desde o século XIX. Projetos e estudos foram elaborados. A [[Câmara Municipal]] reconheceu a urgência da mudança do curso das águas já em 1864. Apesar de esforços e promessas de autoridades estaduais e federais, os trabalhos de retificação só tiveram início em '''11 de novembro de 1957''', graças aos esforços de figuras como o prefeito [[Antônio Rennó Pereira]] (Tota Rennó), [[Dr. Aureliano Chaves de Mendonça]] (então engenheiro da prefeitura) e o deputado [[Dr. Euclides Pereira Cintra]], que lutou incansavelmente pelo projeto junto aos governos estadual e federal. Os trabalhos, realizados com dragas, duraram quase doze anos, chegando à ponte da Fábrica de Armas em '''1969'''. A retificação, embora tenha ajudado a controlar as grandes inundações, contribuiu para a diminuição do volume de água do rio. O [[4º Batalhão de Engenharia de Combate]] em Itajubá também prestava socorro à cidade durante as enchentes.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em História de Itajubá - Wiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
História de Itajubá:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)