Bijou-Salon: mudanças entre as edições

sem sumário de edição
(Criou página com 'miniaturadaimagem|Bijou-Salon O Bijou-Salon foi um cinema histórico em Itajubá, Minas Gerais, amplamente reconhecido como a primeira casa de cinema construída com essa finalidade específica na cidade. = Fundação e Propriedade = O Bijou-Salon foi fundado por José Martins Garcia, de nacionalidade espanhola, em associação com seus filhos e ajuda financeira de D. Amélia Braga. A empresa operava sob a razão social J. M....')
 
Sem resumo de edição
 
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
= Controvérsia sobre o Pioneirismo =
 
O Bijou-Salon é reconhecido como a primeira casa construída com a finalidade de ser um cinema. Antes dele o [[Teatro Santa Cecília]] já exibia filmes com as sessões nomeadas de [[CineCinema Recreio Itajubense]]. As primeiras exibições cinematográficas absolutas em Itajubá ocorreram no [[Salão Japonês]] em 1903.
 
= Encerramento e Destino do Prédio =
 
José Martins Garcia, o fundador, faleceu em 25 de setembro de 1925, e a propriedade do cinema passou de J. M. Garcia & Filhos <ref>[https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=313394&pagfis=86966 Almanak Laemmert, ano 1924, edição C80, pág 4556]</ref> para Joaquim Rodrigues Pinto & Filho <ref>[https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=313394&pagfis=91623 Almanak Laemmert, ano 1925, edição D81, pág 259]</ref>, o mesmo proprietário do [[ÉdisonEdison Cinema]] e futuramente o [[Cine Apolo]].
 
Após a extinção do Bijou-Salon, provavelmente entre 1926 e 1930, o prédio foi transformado no [[Bar Acadêmico]]. O [[Bar Acadêmico]] foi demolido em 1984. Atualmente, o local onde existiu o Bijou-Salon é ocupado pelo Edifício Pedra Amarela.
 
<references/>
 
[[Categoria:Cinemas]]